O que é posicionamento de marcas e por que ele é importante?

O posicionamento é o espaço que uma marca ocupa na mente de seus consumidores. Assim, o posicionamento de uma marca é o reflexo de todas as interações que os consumidores tiveram com esta. Criando assim, sua percepção sobre ela.

Para ser uma marca bem posicionada no mercado, porém, é preciso que seus diferenciais, características e valores estejam claros na mente do público.

Portanto, para construir um posicionamento relevante, é fundamental trabalhar estrategicamente todos os pontos de contato para promover associações positivas com o cliente e gerar conexão.

Nesse sentido, toda a identidade visual, lançamentos de produtos e campanhas, bem como o modo como se atende ao telefone ou se escreve um email devem ser pensados de forma estratégica para que resultem no posicionamento pretendido.

Digamos que a sua marca deseje se posicionar como inovadora. Não basta apenas criar anúncios que afirmem isso. É preciso que todos os valores e o propósito do negócio gire com base nesses atributos.

Assim, a seleção dos funcionários e colaboradores deve se apoiar nesses valores e as métricas de resultados, a cultura organizacional e a comunicação devem transmiti-los de forma clara e adequada.

Quer entender melhor como construir um posicionamento de marca relevante e estratégico? Baixe nosso ebook e conheça os 7 passos que vão guiá-lo por esse caminho!

Boa leitura! :)